Você já deve saber que a lubrificação das engrenagens é fundamental para o bom funcionamento do maquinário, certo? Mas antes de investir no produto, é importante entender qual o tipo de óleo de engrenagem é a melhor escolha. Sintético ou mineral?
Sem a escolha certa do óleo de engrenagem, você pode diminuir o tempo útil da peça, aumentando sua oxidação e também os custos de manutenção.
Proteja o mecanismo da corrosão e diminua o tempo de manutenção da linha de produção com a escolha certa para óleo de engrenagem. Para te ajudar, nós da Ecolub listamos as características de cada tipo de óleo. Assim, você saberá qual é o mais indicado para a sua máquina. Confira!
Óleo de engrenagem sintético
É um tipo de óleo produzido com substâncias orgânicas e inorgânicas, de forma industrial. Dentre as vantagens do óleo de engrenagem sintético está a sua resistência à propagação ao fogo.
Por isso, máquinas que operam com altas temperaturas – acima de 150 °C – devem utilizar este tipo de óleo. Com este diferencial, além de lubrificar as engrenagens, outra função que ele cumpre é justamente evitar que o motor sofra com a carbonização.
Óleo de engrenagem mineral
Ele é originado do petróleo cru, devidamente aprimorado nas refinarias e tem como principal característica sua viscosidade. Isso porque o óleo de engrenagem mineral é produzido com uma variedade de hidrocarbonetos, que fazem com que ele tenha esse aspecto.
O óleo de engrenagem mineral pode ser encontrado em três tipos – naftênico, parafínico e misto. O que os diferencia é sua resistência a temperaturas, tempo de vida útil e os materiais compatíveis.
Como escolher o óleo de engrenagem correto?
Com suas vantagens bem definidas, você pode ficar na dúvida de qual é o mais indicado para a sua produção. Para não errar, vale fazer um check list e entender quais atendem às seguintes necessidades:
- Tipo de óleo base, que é determinada pelas condições operacionais;
- Viscosidade;
- Pacote de aditivos, que devem conter apenas os que não afetam o desempenho da sua produção;
- Capacidade de suportar pressão;
- Compatibilidade com os materiais selantes utilizados na máquina;
- Proteção contra corrosão e ferrugem;
- Estabilidade térmica.
Quando mais compatível com o maquinário, melhor será a sua escolha. Por isso, muito mais que buscar pelo lubrificante de menor preço, é fundamental que você confira quais os benefícios que ele trará para a sua produção.
A perda da capacidade protetiva ao longo do tempo é normal, pois as peças se degradam naturalmente. No entanto, se você escolhe um produto capaz de prevenir problemas você consegue aumentar o tempo de vida útil e ainda manter sua produção constante.
Na Ecolub, você encontra uma linha completa de óleos de engrenagem – seja sintético ou mineral. Nossa expertise permite produzir produtos com alta qualidade, permitindo que você aumente a produtividade e ainda previne o maquinário de corrosão e ferrugem.
Além de lubrificantes, nosso portfólio ainda possui produtos para usinagem e conformação, desengraxantes, protetivos e graxas especiais. Aqui, a qualidade é garantida. Confira nossa linha de produtos e faça um orçamento!