Para que as máquinas hidráulicas possam funcionar corretamente e entregar seu melhor desempenho, é importante fazer a escolha certa do óleo hidráulico. Com isso, você garante lubrificação e ainda aumenta o tempo de vida útil das peças – o que traz uma grande redução de custos com manutenção.
A lubrificação de uma máquina é muito importante, e por isso precisa do produto certo. No caso do óleo hidráulico, é importante ter o registro da ANP (Agência Nacional de Petróleo) para que seu desempenho seja comprovado.
Mas não é só isso que você deve analisar. Para que você possa fazer a melhor decisão para sua linha de produção, nós da Ecolub trouxemos as principais dicas. Confira todas as informações e garanta alta performance para seu maquinário!
Por que é importante fazer a escolha certa para óleo hidráulico?
Uma das principais características que o óleo hidráulico precisa entregar é a transmissão de força para que os equipamentos se movimentem. E como ele também precisa lubrificar bombas, válvulas e demais equipamentos, é importante que ele não ataque as vedações do sistema.
Em sua composição, encontra-se o óleo lubrificante base, que pode ser de origem mineral ou sintética – além de um pacote de aditivos, que são adicionados para otimizar algumas propriedades, como abaixadores de ponto de fluidez, inibidores de corrosão, antiespumante, detergente, entre outros.
Escolha o óleo hidráulico certo
Um dos principais erros cometidos é escolher o óleo hidráulico pelo preço. Por isso, é importante avaliar todas as características para entender os reais benefícios que ele irá oferecer à sua linha de produção.
Além disso, também vale ficar de olho nos quesitos como segurança, leis ambientais e normas trabalhistas. Outro ponto importante é conferir no manual do maquinário qual a recomendação de óleo hidráulico a ser utilizado.
Atualmente, existem dois tipos que são mais utilizados. Um deles é o óleo hidráulico de base mineral HLP, que confere resistência a oxidação, lubrificação, ação de anti-desgaste e ainda inibidores de ferrugem.
Para este tipo, vale ficar de olho não só se possui o registo da ANP, mas também qual seu nível de desempenho DIN 51524-2 (HLP), além de atender as bombas Vickers 35VQ-25 e Racine S.
Outro ponto importante é ficar de olho à viscosidade necessária: ISO VG 32, ISO VG 46 e ISO VG 68, entre outros. Para saber qual é a adequada para a sua máquina, é importante conferir seu manual.
Há também o óleo hidráulico de base sintética biodegradável, ainda pouco utilizado – mas com um grande potencial de performance.
Esse produto é comumente utilizado nas indústrias com sistema de gestão ambiental, como a ISO 14001. Também é preciso atender a NR 15, além de seguir a norma internacional DIN ISO 15380 – Tipo HEES.
Na Ecolub, você encontra uma gama de óleos hidráulico para a sua produção, além de um portfólio completo para manutenção e maior performance de todo o maquinário. Há mais de 15 anos no mercado, nosso compromisso é entregar qualidade e segurança – para você e ao meio ambiente. Solicite agora um orçamento!