• Telefone: (15) 3225-5253
  • Telefone: (15) 3225-5254

Tipos de impermeabilização utilizados na construção civil

Seja em qualquer tipo de construção, garantir a segurança de todo o projeto é imprescindível. Uma dessas etapas requisitadas é a impermeabilização – um recurso utilizado na construção civil para proteger a obra de fatores externos.

São diversos tipos de impermeabilização que são utilizados. Mas para que esta técnica seja bem sucedida é preciso que haja treinamento do profissional que irá aplicá-la, além de um produto de qualidade para que o resultado seja satisfatório.

Confira agora quais são os tipos de impermeabilização utilizados na construção civil e entenda a importância de cada um deles!

Por que a impermeabilização é tão importante para a construção civil

O objetivo da impermeabilização é vedar, selar ou colmatar os materiais porosos. Com isso, é possível não apenas evitar que fatores externos, como chuva e ventos possam comprometer a estrutura da construção, mas também reparar possíveis falhas nesses materiais. Essas falhas podem ser geradas em momentos estruturais ou até mesmo defeitos técnicos durante a execução.

A impermeabilização pode ser realizada em diversos tipos de materiais que precisam de proteção contra possíveis infiltrações: paredes, lajes, aberturas, muros e coberturas são os locais que mais recebem esta técnica.

Sem uma boa impermeabilização, a obra pode ficar comprometida e, com o tempo, o morador pode perceber alguns problemas como manchas, oxidação, bolor e deterioração de peças em geral.

Ao realizar a impermeabilização, a construtora está agregando valor à obra, pois confere qualidade ao resultado final. Isso porque esses processos garantem proteção contra água e seus efeitos.

Tipos de impermeabilização

1: Impermeabilização rígida

Este tipo de processo é realizado com a inclusão de aditivos químicos e agregados. Essa impermeabilização não suporta variações de temperatura, e por isso não é recomendada sua aplicação em elementos estruturais.

Na construção civil, a impermeabilização rígida é muito utilizada em garagens no subsolo, piscinas enterradas e até mesmo galerias – pois são locais que não estão sujeitas a fissuras e mantêm uma temperatura constante.

2: Impermeabilização flexível

Resistente a variação de temperatura, a impermeabilização flexível é representada por um conjunto de produtos, como elastômeros e polímeros e se dividem em dois formatos:

  • Membranas: quando os materiais são moldados no local;
  • Mantas: materiais de impermeabilização pré-fabricados.

Sua aplicação é versátil e muito eficiente. Dentre as composições que recebem a impermeabilização flexível estão as varandas, coberturas, terraços, piscinas suspensas, pisos frios e lajes.

Dentre os sistemas de impermeabilização mais utilizados, podemos destacar:

  • Argamassa polimérica: indicada para áreas frias e molhadas, como poço de elevadores e reservatórios de água.
  • Emulsão acrílica: recomendado para áreas expostas, como lajes, paredes e marquises..
  • Hidrofugante: utilizado em composições com pedras, como fachadas, telhas e tijolo aparente.

A Ecolub Química possui uma linha de produtos impermeabilizantes prontas para atender o mercado de construção civil. Formulados com matéria prima de qualidade, nosso compromisso ambiental faz com que todo o portfólio seja produzido com seriedade e qualidade, atendendo todas as exigências de nossos clientes.

Possuímos uma política ambiental, leva a sério durante toda sua fase produtiva: desde a compra de matéria-prima até a fase de reciclagem e descarte. Solicite um orçamento e conte conosco!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*