• Telefone: (15) 3225-5253
  • Telefone: (15) 3225-5254

Usinagem: como evitar manchas nas peças de alumínio

A usinagem de alumínio é um processo importante, principalmente para a indústria dos setores automotivo, aeroespacial, de alimentos, química e petroquímica. Com isso, é possível desenvolver produtos com alta qualidade nos acabamentos, seguindo com excelência as especificações técnicas e necessidades do clientes.

Uma das máquina mais importantes utilizada para tal processo é a CNC (comando numérico computadorizado). Com ela, o operador tem mais facilidade em reproduzir o projeto com precisão, pois a máquina consegue fazer o controle simultâneo dos eixos, desenvolvendo perfis de diferentes complexidades.

Mas para que a CNC possa operar corretamente, é preciso tomar alguns cuidados durante sua manutenção – como ao eliminar o óleo sobrenadante. Assim, é possível eliminar as manchas nas peças, garantindo mais produtividade na linha de produção.

Manutenção periódica é fundamental na usinagem de alumínio

Quem deseja ter uma produção otimizada precisa agendar com frequência a manutenção nas máquinas CNC, evitando problemas que afetem o resultado da usinagem e até mesmo a parada inesperada da produção. A contaminação das máquinas traz uma série de problemas, como a oxidação das peças, manchas e entupimento nos filtros.

Além disso, é importante orientar os operários para que haja o uso correto das máquinas, bem como a limpeza diária. Isso porque os fluidos de corte possuem óleos sobrenadantes, que quando não retirado das máquinas podem manchar as peças, inviabilizando todo um lote de produção.

Outro ponto importante é utilizar fluidos de corte de qualidade, capazes de preservar o tempo de vida útil da máquina e facilitar a manutenção.

Como eliminar o óleo sobrenadante

O método de maior eficiência e versatilidade de remoção do óleo sobrenadante integral e através do Skinner, um pequeno acessório eletromecânico que arrasta através de uma correia todo óleo sobrenadante, direcionando este a um recipiente coletor de óleo.

Outra forma utilizadas para eliminar este tipo de óleo é por meio da decantação. É instalado um tanque de separação, indicado para fluidos que separem rapidamente as impurezas – os fluidos integrais e a solução de óleo solúvel.

Geralmente, também existem componentes que auxiliam esta eliminação, como barras raspadoras, planos inclinados, chicanas de separação, entre outros. Assim, você evita que haja uma grande concentração desses óleos na máquina.

Nesse tanque, as impurezas sólidas vão para o fundo e a chicana remove o óleo sobrenadante para um tanque auxiliar. Essa é uma das formas mais práticas para diminuir as manchas nas peças de alumínio, causadas pelo acúmulo de óleo nas CNCs.

Utilize óleos solúveis de qualidade: aqui na Ecolub tem!

Além de instalar este dispositivo de separação, a melhor forma de preservar a máquina e ter produtividade é com produtos de confiança. Na Ecolub, você tem a solução completa para a sua fábrica.

Nossos óleos de corte com ação lubrificante que melhora o desempenho das ferramentas, resultando em um acabamento mais preciso. Há também uma baixa concentração de uso, o que diminui a concentração de óleos sobrenadantes, mantendo a proteção anticorrosiva e ainda não causa o manchamento do alumínio e outros metais.

Por termos a preocupação com a preservação do meio ambiente, diversos dos nossos produtos são biodegradáveis, facilitando o dia a dia da produção e garantindo um custo benefício que se destaca de sua concorrência.

Na Ecolub você encontra produtos de usinagem e conformação, lubrificantes, desengraxantes, protetivos e graxas especiais. Solicite agora mesmo um orçamento!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*