• Telefone: (15) 3225-5253
  • Telefone: (15) 3225-5254

Mau cheiro? Veja como evitar contaminação no centro de usinagem

Se o equipamento de usinagem começa a ter um mau cheiro após sua parada, é sinal de problemas. Afinal, um dos males na indústria metal-mecânica ainda é o mau uso do fluido de corte nos centros de usinagem.

Geralmente, quando a máquina começa a cheirar mal é sinal de que o óleo está contaminado. No entanto, para chegar a esta conclusão é preciso uma análise detalhada no equipamento – o que leva tempo e investimento do gestor.

Por isso, o uso de produtos bactericidas são importantes nos centros de usinagem. Confira agora como escolher este tipo de produto para evitar problemas com o mau cheiro nos equipamentos da sua linha de produção.

Como saber que seu fluido de corte está contaminado

Existem alguns sintomas fáceis de serem detectados e que podem indicar a contaminação do fluido de corte. O principal deles é o mau cheiro, que indica a presença de bactérias.

Além disso, o odor também pode indicar que há um excesso de óleo integral, barramento,hidráulico no fluido de corte. Este excesso de fluidos vai para o reservatório, que impede a oxigenação da solução que se transforma em um ambiente ideal para a proliferação de bactérias.

Nesses, casos, é importante agir rápido. Isso porque o mau cheiro é apenas uma característica do problema. Com bactérias no equipamento, inicia-se a decomposição dos aditivos anticorrosivos , que pode fazer com que todo o equipamento seja afetado e danificado.

Como evitar a contaminação nos centros de usinagem

A melhor forma de diminuir os riscos de uma infestação por micro organismos  nos equipamentos é com uma manutenção de qualidade. É preciso orientar um responsável pela manutenção do fluido de corte da máquina,do controle de diluição,reposição de água controle da concentração e PH, e limpeza adequada do equipamento.

Desta forma, os riscos diminuem , e o controle da emulsão aumenta o desempenho e rendimento das máquinas, aumento da vida útil das ferramentas de corte ,e qualidade final do produto usinado, além da economia do fluido de corte aumentando sua vida útil.

As peças de usinagem também merecem cuidado. Peças com resíduos de graxa, ferrugem ou fluido de corte de outro turno também podem trazer bactérias nocivas ao equipamento.

Também é recomendável:

  • Limpar diariamente a máquina após o expediente;
  • Remover cavacos, retirar resíduos, limpar o reservatório;
  • Reservar material exclusivo para a limpeza da máquina.

Outra recomendação é usar fluidos bactericidas, capazes de prevenir a contaminação do equipamento. Assim, além de seguir as boas práticas você terá um reforço com um fluido de qualidade – o que também é importante para preservar o equipamento.

Essa é uma das principais preocupações da Ecolub – oferecer produtos de qualidade que diminuem o desgaste do maquinário, promovendo uma produção de alta qualidade e sem agredir o meio ambiente.

Nossos produtos são feitos com alta tecnologia e um rígido controle de qualidade, trazendo um custo benefício que se destaca de seus concorrentes. A prevenção é a melhor forma de combater os problemas que podem ocorrer em uma linha de produção.

Utilize produtos confiáveis – conte com a expertise da Ecolub na sua fábrica. Solicite um orçamento agora mesmo e veja como podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*